16 de ago de 2009

Livro: Genocide and rescue in Wołyń

Acabei encontrando esses dias o livro Genocide and rescue in Wołyń no Google Books, em que vários trechos dele estão disponíveis para a leitura, inclusive boa parte da introdução.

O que é tratado no texto é grave, então não posso me atrever a aprovar ou questionar, simplesmente não tenho referências para isso.

2 comentários:

  1. Bogdano, não deves ficar com o sentimento de culpa excessivo, pois:

    a) Os polacos tiveram o seu estado nacional e podiam fazer a propaganda anti – UPA e a Ucrânia só foi independente em 1991, com a maioria dos arquivos abertos só após 2004.
    b) Havia hostilidades abertas, onde de um lado combatia UPA e do lado polaco: WIN, Bataljony Hlopski, Armija Ljudowa (Popular), MVD comunista polaca, etc. De mesma maneira que UPA matava polacos, os paramilitares polacos matavam os ucranianos. Além disso, a Republica Popular da Polónia deportou centenas de milhares de ucranianos (uma típica limpeza étnica) da região de Zakerzonnia (das terras etnicamente ucranianas que ficaram na RPP, pela divisão estabelecida pelo lorde Curzon, veja http://en.wikipedia.org/wiki/Curzon_Line).
    c) Operação Wisla: http://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Wisla mais de 200.00 ucranianos foram deportados da sua terra natal em 1947 pela Polónia Comunista.
    d) Por isso eis a minha palavra de ordem: não temos a culpa exclusiva, pedimos desculpa aos nossos irmãos polacos pelas atrocidades na Volyn, assim como eles pediram as desculpas pelas atrocidades na operação Wisla.

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela informacao, vou colocar na http://ukrmova.mylivepage.com/forum/155/723

    ResponderExcluir