20 de jan de 2009

Músicas

Há uns tempos comecei a ouvir algumas bandas ucranianas. A maioria acabei conhecendo pela rádio Skrynia (infezlimente a rádio Zabava não provê o nome das músicas, isso dificulta as coisas). Mesmo só entendendo algumas palavras soltas e coisas como Я кохаю тебе, acabei gostando das músicas.

A primeira banda que achei interessante foi Viy, por ter algumas frases que eu conseguientender e repetir (Fokstrot Llochik), ou por simplesmente parecerem legais (List dodomu).

Depois encontrei o site dos The Ukrainians e peguei o mp3 com o trecho inicial de uma versão de Hopak que eles fizeram, que achei muito legal. Apartir daí comecei a procurar essas bandas que fazem versões moderninhas apartir de músicas tradicionais. (Mas achei Anarkhia legal também.)

Então, uma vez ouvindo a Zabava, tocou uma música muito bonita, de um estilo que parecia um rock gótico (na verdade não sei com o que parecia, mas era bonita). Depois de muito tempo fui saber pela Skrynia que a banda que tocava aquela música era Komu Vnyz (Кому Вниз).

Komu Vnyz foi o grande achado dos últimos tempos. Achei as músicas muito bonitas e, mesmo sem entender praticamente nada das letras, gostei muito da banda. Gosto bastante de До Основ'яненка е Птаха На Ймення Nachtigall (que curiosamente fui saber do que ela falava na mesma época em que estava lendo sobre a Segunda Guerra Mundial).

Recentemente, já com ajuda do Last.fm, fui conhecendo bandas novas: Воплі Відоплясова, Tin Sontsia (Тiнь Сонця), Borshch (Борщ), Inukabula (Інкунабула), Toster (Тостер), Motor'rola (Мотор'рола) e etc (ah e umas esquisitas como Faktishno Sami e Korolivski Zaitsi.)

Noto que praticamente todas essas bandas têm algumas músicas em russo.

Enfim, há bastante bandas interessantes para ouvir. Porém preciso dedicar mais tempo tentando traduzir as letras.

Aliás, caso esteja procurando por letras de músicas ucranianas, recomendo pisni.org.ua e também nashe.com.ua.

Também, recomendo visitar as páginas que mostram as bandas relacionadas no Lastfm. Veja por exemplo, essa página do Vopli ou esta da Orkestr Yanky Kozyr. As recomendações parecem boas.

Há uma lista de rádios da Ucrânia que podem ser ouvidas pela internet aqui.

Há uma lista de músicas ucranianas que podem ser baixadas nesta página da RCUB.

Também recomendo este site: Músicas Ucranianas.

2 comentários:

  1. Um vídeo clipe & musica altamente apreciada por mim e "Ne kazuchy nikomu" (Não dizendo a ninguém). Historia verídica do combate de uma centena (neste caso não um número absoluto, mas o nome da formação da guerrilha ucraniana) do UPA contra os nazis. Os ucranianos ficaram entrincheirados num mosteiro, os nazis eram obrigados a usar a aviação.

    Realizador: Taras Hymych (Lviv)
    Cantores: Nichlava (Нічлава – Andriy Pidluzhniy, o tipo com os cabelos longos, todo sexy), ele é cantor romântico, para as meninas, mas como vês, também faz coisas lindas na música mais erudita. O repper, Sashko (Olexander) Polozhynskiy, líder do grupo Tartak (Тартак). Sao o melhor que há, em geral, na Ucrânia hoje há muitos grupos do rap / hip – hop, que cantam coisas bem patrióticas, em vez de copiar os piores modelos dos “manos” que exortam a delinquência, armas / droga e toda a porcaria.

    Recomendo: TNMK (ТНМК – Танок на Майдані Конго), Dança na Praça Congo, o nome não importa, são óptimos.

    Veja o clipe:
    http://www.youtube.com/watch?v=40YbrKQZd3s

    ResponderExcluir
  2. Já ouviu falar do navsi100.com ? tem bastante coisa por lá, bem recentes.

    O link pras bandas/cantores é: http://www.navsi100.com/singers

    Abraço!

    ResponderExcluir